GEOGRAFIA

                   Sustentabilidade

Sustentabilidade como funciona?E o que é?

 Sustentabilidade é um processo ou sistema em que a população possa se "auto-sustentar" tirando os recursos da natureza sem a "Agredi-la" pois os recursos minerais, que retiramos da natureza não é infinito, e ainda para retira-los precisam destruir até florestas inteiras ou cavar imensos buracos.Então precisamos começar a reciclar, achar fontes de energia renováveis, etc.


Esse video mostra o que esta acontecendo no planeta e a humanidade não esta fazendo quase nada para mudar e os poucos que fazem de tudo, não conseguem fazer a diferença sem a nossa ajuda.
 Por isso devemos mudar as nossas atitudes, e cada pequena ação ajuda até plantar uma pequena muda de árvore até separa o lixo.

                        O QUE EU ENTENDI DO FILME LIXO EXTRAORDINÁRIO
  Nesse filme, mostra como os catadores de recicláveis vivem e suas dificuldades, e como eles odeiam ser chamados de catadores de lixo, um artista plastico chamado Vik Muniz foi no lixão jardim gramacho fazer um trabalho de arte, esse trabalho demorou entorno de  dois anos pois ele precisava conhecer as pessoas para ajuda-lo com o seu trabalho e foi  mostrando momentos em que os catadores de recicláveis começavam a desistir de tentar ganhar respeito por caso de outros catadores de recicláveis, o vick  depois de conhecido as pessoas ele fez suas obras basedo na sirueta das imagens coletadas, eles vendeu uma das obras por R$100.000,00 reais e doou para a associação dos catadores de recicláveis do jardim gramacho Abaixo as suas obras que ele fez no jardim gramacho, A segunda imagem abaixo foi a que ele consegui arrecadar todo dinheiro e suas outras imagens estao viajando por museus no mundo inteiro.


                               O QUE APRENDI SOBRE MINERAIS EM GEOGRAFIA


ROCHAS: É um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais.Existe diferentes processos para criar uma rocha naturalmente, cada processo faz um tipo de rocha distintas com características únicas, os tipos de rochas são magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Rochas metamórficas, são  formadas pela metamorfose que as rochas sofrem pela natureza, com passar de milhões de anos.

Rochas magmáticas, são formadas pela solidificação do magma vulcânico, sendo divididos por dois tipos:
Intrusivas, formadas abaixo da superfície
Extrusivas, formadas acima da superfície

Rochas sedimentares:formadas por sedimentos de outras rochas, que ao passar de milhões de anos, solidificam-se formando uma nova rocha. imagem de rocha metamórfica






 Imagem de rocha magmática


Imagem de rocha sedimentar




Minerais:São formações criadas pela própria natureza, eles se dividem em três categorias.

Minerais metálicos:rochas, onde podemos extrair minerais , que são transformados em liga metálicas
por exemplo:ouro,ferro,prata,bronze,estanho,chumbo,cobre,etc.

Gemas:minerais ,que possui muito brilho e dureza, que após o processo de lapidação são utilizados na fabricação  de jóias e  semi-jóias.

Minerais não metálicos:Mineral não-metálico são minerais cuja exploração não é motivada por seu conteúdo metálico, ainda que possuam metais em sua composição. Entre os minerais não metálicos estão argilas, pedras, diversos sais, substâncias de grande utilidade industrial,como gipsita, e mesmo alguns elementos, como enxofre e carbono sob a forma de grafite. As pedras preciosas e semi-preciosas também são classificadas como minerais não metálicos.
Características dos minerais: todos os minerai possuem características, próprias que o identificam e diferencia dos demais. Estas características, são processos químico da sua formação.
Alem das características químicas cada mineral possui também dureza,brilho,clivagem própria, que também o define.
imagens de alguns minerais


 Pesquisa de Geografia
Principais áreas de extração de minerais no Brasil

Atualmente, os principais minérios extraídos no Brasil são: ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.

Na produção de bauxita, o Brasil é o terceiro em nível mundial, com uma produção de aproximadamente 17,4 milhões de toneladas. Sua extração acontece, exclusivamente, na Serra do Oriximiná, no estado do Pará. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, importante matéria-prima na produção de eletrodomésticos, material elétrico, entre muitos outros.
O país é o terceiro produtor mundial de manganês, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas ao ano. Sua extração ocorre, especialmente, em jazidas situadas na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Atualmente, os principais minérios extraídos no Brasil são: ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio. O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.

Na produção de bauxita, o Brasil é o terceiro em nível mundial, com uma produção de aproximadamente 17,4 milhões de toneladas. Sua extração acontece, exclusivamente, na Serra do Oriximiná, no estado do Pará. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, importante matéria-prima na produção de eletrodomésticos, material elétrico, entre muitos outros.
O país é o terceiro produtor mundial de manganês, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas ao ano. Sua extração ocorre, especialmente, em jazidas situadas na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Grande parte da produção tem como destino o mercado externo, sendo absorvida principalmente pelos Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês tem seu uso vinculado à fabricação do aço e de diversos produtos químicos.
O território brasileiro também é rico em nióbio, com uma produção anual de 38 mil toneladas, volume que coloca o país em primeiro lugar no mundo na extração desse minério. As reservas de nióbio encontram-se basicamente em Minas Gerais e Goiás. Esse minério é muito importante, sendo usado na fabricação de turbinas de aviões, aparelhos de ressonância magnética e supercomputadores.. Grande parte da produção tem como destino o mercado externo, sendo absorvida principalmente pelos Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês tem seu uso vinculado à fabricação do aço e de diversos produtos químicos.
O território brasileiro também é rico em nióbio, com uma produção anual de 38 mil toneladas, volume que coloca o país em primeiro lugar no mundo na extração desse minério. As reservas de nióbio encontram-se basicamente em Minas Gerais e Goiás. Esse minério é muito importante, sendo usado na fabricação de turbinas de aviões, aparelhos de ressonância magnética e supercomputadores.

Mapa dos recursos minerais

transformação da bauxita em alumínio






















2 comentários:

  1. Oi Marcos...Adorei o material de Geografia. Parabéns pela nota da prova... apesar de ja ter uma nota alta, vc poderia postar o video que fizemos sobre o Estudo dos Triângulos?
    Bjus
    Sonia Petitto

    ResponderExcluir